Jornal Renascer



Receba noticias em seu Whatsapp gratis

Pró-Reitor da Univassouras passa a integrar corpo de revisores de prestigiado periódico internacional de oncologia




Jornal Renascer Pró-Reitor da Univassouras passa a integrar corpo de revisores de prestigiado periódico internacional de oncologia Jornal Renascer | Pró-Reitor da Univassouras passa a integrar corpo de revisores de prestigiado periódico internacional de oncologia
Pró-Reitor da Univassouras passa a integrar corpo de revisores de prestigiado periódico internacional de oncologia

Data: 01/07/2025 10:27 |

Pró-Reitor da Univassouras passa a integrar corpo de revisores de prestigiado periódico internacional de oncologia

O Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação Tecnológica, Professor Carlos Eduardo Cardoso, passou a integrar o corpo de revisores da Radiotherapy andOncology, uma das mais influentes publicações científicas globais dedicadas ao avanço da oncologia radioterápica.

Tal fato representa um importante reconhecimento internacional da expertise do corpo docente da Universidade e posiciona a instituição no centro dos debates científicos de vanguarda. A participação em um comitê de revisão de alto nível assegura que a Universidade de Vassouras contribua ativamente para a validação e disseminação de pesquisas que moldarão o futuro do tratamento oncológico.

Publicado pela Elsevier e conhecido como "Green Journal", o periódico Radiotherapy and Oncology é o órgão oficial da Sociedade Europeia de Radioterapia e Oncologia (ESTRO) e afiliado à Associação Canadense de Radio-Oncologia (CARO). A revista tem como missão impulsionar a inovação na área, publicando artigos de alto impacto que abrangem desde ensaios clínicos prospectivos e análises de grandes bases de dados populacionais até pesquisas sobre física médica, radiobiologia, inteligência artificial aplicada à radioterapia e terapias combinadas. 

Segundo o professor, "O rigor científico exigido pela Radiotherapy and Oncology reflete-se na complexidade dos métodos estatísticos empregados em suas publicações. As análises frequentemente envolvem técnicas avançadas como a Análise de Sobrevida de Kaplan-Meier e os Modelos de Riscos Proporcionais de Cox, essenciais para avaliar a eficácia de novas terapias ao longo do tempo. Além disso, a validação de tecnologias de imagem e diagnóstico é comumente realizada por meio de análises de Curva ROC, enquanto a fronteira da pesquisa explora modelos de inteligência artificial e machine learning para predição de desfechos. Minha familiaridade com este arsenal analítico foi um pré-requisito para o trabalho de revisão neste periódico", afirma Carlos Eduardo Cardoso.

Esta conquista está em total alinhamento com o direcionamento estratégico da Fundação Severino Sombra (Fusve), mantenedora da Universidade de Vassouras, do Hospital Universitário de Vassouras e do Hospital Mário Kröeff, que possui um forte e crescente interesse na pesquisa e na produção acadêmica na área de oncologia. A presença de um de seus pesquisadores em um fórum tão relevante fortalece o ecossistema de saúde e inovação mantido pela Fusve.

A Universidade de Vassouras reforça, assim, o compromisso da instituição com a excelência na pesquisa e sua contribuição efetiva para os avanços científicos no combate ao câncer.

 





















COMPARTILHE!


© Copyright 2025 | Jornal Renascer

DESENVOLVIDO POR
RIOBRASIL