|
Prefeito Julinho Juju participa de reunião com produtores da Feira Agroecológica de Paty
Encontro teve como objetivo apresentar a nova administração e seus projetos, e ouvir as demandas dos agricultores e representantes da agroindústria
Na última terça-feira, 07, o prefeito Julinho Juju se reuniu com os produtores da Feira Agroecológica, Gastronômica e Cultural de Paty e de Avelar para apresentar a nova administração pública. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Agricultura, em Arcozelo, com quase 100% de adesão dos produtores rurais e representantes de agroindústrias do município. Além do gestor, participaram da reunião o secretário de Agricultura Nilson Carvalho, o subsecretário Diogo Peralta, servidores da pasta e vereadores.
Além da apresentação formal, a equipe expôs seus projetos para o novo ano e se colocou à disposição para ouvir as demandas de cada produtor. O subsecretário de Agricultura, Diogo Peralta, fez uma balanço positivo do encontro, que, segundo ele, foi fundamental para traçar o planejamento estratégico da nova gestão visando fortalecer ainda mais a agricultura familiar.
“Nossa conversa foi extremamente construtiva. Os produtores expuseram algumas demandas que já serão solucionadas, como a mudança no horário do fornecimento do Vale-Feira: a partir do próximo sábado (11), ele será disponibilizado às 06h da manhã, facilitando a vida dos servidores que desejam fazer suas compras mais cedo. Além disso, já foi deliberado que a feira de Avelar voltará a ter atração musical também a partir do próximo sábado, atraindo, assim, mais pessoas para a feira”, disse Peralta.
Uma das missões urgentes da Secretaria de Agricultura é aumentar o número de barracas nas duas feiras, que já totalizou 30 nos dois lugares. Segundo o subsecretário, quatro novos produtores já aderiram.
Importância do uso do Vale-Feira pelos servidores
Todos os servidores da Prefeitura de Paty recebem mensalmente um Vale-Feira no valor de R$ 50 para ser usado na Feira Agroecológica. Todo o valor obtido pelos feirantes por meio do vale é repassado integralmente a eles que, em sua maioria, dependem totalmente do mesmo para a subsistência. Uma das questões levantadas pelos produtores na reunião é que a adesão à feira tem diminuído, o que impacta diretamente em sua renda familiar.
Como um benefício intransferível e não cumulativo, quando o servidor não o utiliza, o feirante não o recebe e o valor volta para os cofres públicos. O subsecretário Diogo Peralta, junto aos feirantes, faz um apelo para que o funcionário vá a feira e utilize esse benefício cedido pelo município. “O vale-feira é essencial para a sustentabilidade da agricultura familiar de Paty e faz toda diferença na vida dos produtores”, concluiu.
|
|