O prefeito eleito de Paracambi, o deputado estadual Andrezinho Ceciliano, participou, no dia 28/11, do Encontro com a Sociedade 2024, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ).
O evento reuniu prefeitos eleitos, gestores públicos, arquitetos, empresários e representantes da sociedade civil para debater o papel social da arquitetura e do urbanismo no desenvolvimento das cidades, com foco na sustentabilidade e na criação de ambientes urbanos mais inteligentes e atrativos.
Andezinho se destacou ao compartilhar sua visão de gestão urbana e seu compromisso com o planejamento para o futuro das cidades. Ele destacou a responsabilidade de liderar, a partir do ano que vem, a cidade onde nasceu e cresceu:
“Sou um jovem de 26 anos e estou tendo o privilégio de encarar esse desafio, de gerir a cidade onde eu nasci e fui criado. Paracambi é uma cidade que vi meu pai gerir, portanto, desde criança, aprendi a ter carinho pela coisa pública. Reconheço o papel da arquitetura e do urbanismo enquanto o planejamento para o futuro das cidades. A vida se constrói nas cidades, e elas precisam ser mais solidárias”, declarou.
O evento contou também com a participação de outros prefeitos da Baixada Fluminense, incluindo Dudu Reina (Nova Iguaçu), Maroto
Miranda (Mesquita) e André Português (Miguel Pereira), além do prefeito eleito de São João de Meriti, Léo Vieira.
Além das discussões, a escolha do local do encontro trouxe um exemplo concreto de arquitetura moderna e sustentável: o novo Hospital UNIMED Nova Iguaçu, ainda em obras, que promete transformar o cenário de saúde na região com equipamentos de última geração e soluções arquitetônicas focadas em eficiência energética e preservação ambiental.
Cidades-esponja
A aproximação do prefeito eleito Andrezinho Ceciliano e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo aconteceu por conta do Projeto de Lei das Cidades-Esponja, proposto por ele enquanto deputado estadual na Alerj.
A medida ganhou o apoio do Conselho por propor a adoção de mecanismos sustentáveis de gestão da água da chuva para controle de enchentes e alagamentos.
Em ofício encaminhado ao parlamentar, o presidente do CAU-RJ, Sidney Dias Menezes, destacou que o projeto de lei do Andrezinho foi proposto de forma “rápida e acertada”.
“Estamos à disposição para colaborar com o processo legislativo, esclarecendo, debatendo e dirimindo eventuais dúvidas que surjam ao longo da tramitação”, pontuou.