|
Após 2 semanas com apresentações musicais, palestras e cursos, o dia 28 de julho marcou o encerramento doFestival Vale do Café.
Esta edição trouxe grandes nomes da música instrumental à região que foi famosa pela produção de café, mas ainda mantém belos cenários naturais e arquitetura original: um deleite para os olhos, ouvidos e paladar.
Desde que começou a ser produzido pela produtora Backstage, em 2006, o Festival já levou mais de 1 milhão de pessoas às fazendas históricas e shows gratuitos, sempre valorizando o patrimônio histórico e estimulando a apreciação e ensino da música instrumental.
Em 2024, o Festival Vale do Café retomou seu formato abrangente, com apresentações gratuitas nos municípios de Valença, Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Vassouras, Paty do Alferes e Piraí. As igrejas, teatros e estações ferroviárias, estas recém reformadas pela MRS, foram o palco de apresentações como do mestre violonista Turíbio Santos, do Quarteto Semente Choro Jazz, do Trio Samburá, da Cristina Braga e do Henrique Cazes Quarteto.
As fazendas históricas ofereceram experiências imersivas, mesclando visitas guiadas pelos casarões, sabores da gastronomia local e concertos em cenários idílicos. Entre os destaques, a Fazenda União, em Rio das Flores, onde ocorreu a abertura da temporada, a Fazenda Floresta, em Vassouras, inaugurando sua participação com belo espetáculo de luzes noturnas e a Fazenda Florença, em Valença, que superou as expectativas com percurso histórico guiado e iguarias finíssimas recepcionando visitantes.
Foram vários os concertos que ficaram marcados nesta edição, como o duo formado por Carol Panesi e Fábio Leal, na Fazenda São João da Prosperidade, em Barra do Piraí, que deixou o público em êxtase. O casal Cristina Braga e Ricardo Medeiros, que celebram 45 anos de carreira, fizeram apresentação na Fazenda Vista Alegre, em Valença, permitindo que o canto dos pássaros contribuíssem com a harpa e o contrabaixo. E, ainda, na Fazenda Florença, o duo formado por Miguel Bevilacqua e Inês Assumpção, marcando o retorno da antiga aluna, Inês, que agora participa como atração no palco principal.
|
|