|
Centro de Alzheimer da Prefeitura de Volta Redonda recebe ‘Prêmio Zilda Arns 2024’ em homenagem aos defensores dos direitos dos idosos
_Diploma de menção honrosa, concedido pela Câmara dos Deputados, foi entregue nessa quarta-feira (10), em Brasília_
O Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares – Centro-Dia Synval Santos –, da Prefeitura de Volta Redonda, foi agraciado com o “Prêmio Zilda Arns 2024”. O diploma de menção honrosa, concedido anualmente pela Câmara dos Deputados aqueles que contribuem ativamente com a defesa e promoção dos direitos das pessoas idosas, foi entregue nessa quarta-feira (10), em Brasília.
A diretora do Departamento de Proteção Especial Social (Dpes), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), Mariana Pimenta, e a coordenadora do Centro-Dia Synval Santos, Danielle Freire, representaram Volta Redonda na cerimônia de entrega, no Salão Nobre da Câmara, e receberam a honraria das mãos da deputada federal Laura Carneiro, que fez a indicação ao prêmio.
Na tarde desta quinta-feira (11), as duas estiveram no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto para mostrar o diploma conquistado pelo município. O deputado estadual Munir Neto, que estava à frente da Smas, que coordena o Centro para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares, quando o serviço foi implantado em 2014, também estava no gabinete.
O prefeito Neto e o deputado Munir fizeram questão de fazer uma videochamada para agradecer à deputada Laura Carneiro pelo reconhecimento do trabalho. “Agradeço a homenagem em nome de toda equipe da Secretaria de Assistência Social e da própria unidade, que recebe diretamente os idosos e seus familiares. Se esse trabalho merece destaque é por conta da dedicação de todos eles”, disse Neto.
A deputada, que conheceu o Centro de Alzheimer a convite do deputado Munir durante uma visita a Volta Redonda, em janeiro deste ano, voltou a enaltecer a iniciativa. “Eu é que agradeço a oportunidade de ter conhecido esse trabalho. Foi uma honra e muito bonita a cerimônia de entrega do diploma em Brasília, porque pude apresentar o serviço em âmbito nacional”, falou, reforçando que fez questão de fazer a indicação, principalmente, por se tratar de um serviço público.
O “Prêmio Zilda Arns”, criado em 2017, homenageia, a cada ano, até cinco pessoas ou instituições, que passam por aprovação na Câmara de Deputados para receber a honraria. O nome do diploma homenageia a médica pediatra Zilda Arns Neumann, nascida em Forquilhinha (SC), em 1934. Zilda Arns atuou em causas humanitárias e sanitaristas e foi uma das fundadoras da Pastoral da Criança, vinculada à Igreja Católica. Morreu em 12 de janeiro de 2010, durante o terremoto que atingiu a capital do Haiti, Porto Príncipe.
O Centro-Dia Sylval Santos
O Centro-Dia Synval Santos, único público para atendimento a pessoas com Alzheimer e seus familiares da América Latina, completou dez anos em 2024 e segue ofertando atendimento qualificado e continuado, através de estimulação aos idosos com a doença de Alzheimer, desenvolvendo suas capacidades.
A unidade ainda fornece suporte, orientação, escuta, acolhimento e acompanhamento das famílias, reduzindo a sobrecarga natural que a doença traz como uma espécie de efeito colateral. Essas ações impactam na qualidade de vida da família e do usuário.
Fotos Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.
|
|