|
Estado do Rio recebe amanhã do Ministério da Saúde cerca de 232 mil doses da vacina
Técnicos da Secretaria estadual de Saúde apontaram que o número de casos na capital e na Baixada Fluminense já é 20 vezes maior que o máximo esperados para este início de ano. A Região Serrana tem quantidade de diagnósticos 5,6 maior do que a prevista para este mesmo período.
Castro adiantou que fará uma reunião com todos os prefeitos para avaliar medidas e saber quais são as demandas de cada região. O governo disponibilizou 160 leitos para pacientes com dengue. Equipes das 27 UPAs da rede estadual de saúde ganharão o reforço de médicos e enfermeiros. Para o tratamento de gestantes de to- do o estado, o Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião será a unidade de referência no atendimento à dengue.
O governador ainda destacou o programa de qualificação para profissionais da saú- de que, da semana passada até ontem, recebeu quase 1.700 inscrições.
— É fundamental treinar os médicos e profissionais de saúde dos municípios para que eles saibam trabalhar melhor com a questão da dengue, sem divergência de tratamento afirmou Castro.
Na coletiva de ontem, também foi anunciada a amplia- ção de salas de hidratação em UPAs. Até o momento, há 22 postos em todo o estado, e 12 estão sendo analisados pela secretaria de Saúde. Com mais de 49 mil casos notificados e quatro mortes atribuídas à doença, o estado do Rio vive uma epidemia de dengue. O anúncio, feito ontem pelo governador Cláudio Castro, deve ser sacramentado hoje, em decreto no Diário Oficial. A projeção é que até maio o estado chegue a 150 mil casos.
— Teremos dias e meses difíceis ainda. Algumas regiões já passam por redução, mas de forma alguma diminuem nossos esforços e atenção. A tendência ainda é de aumento — disse o governador.
Hoje, o estado do Rio receberá 231.928 doses da vacina contra a dengue, que se- rão aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
A data do início da imunização ainda não foi definida. Segundo a Secretaria Esta- dual de Saúde (SES), a vacina, enviada pelo Ministério da Saúde, será entregue na Central Geral de Armazena- mento da Saúde RJ, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.
PÚBLICO-ALVO
Vacinação contra a dengue será para crianças e adolescentes de10 a 14 anos
a pasta, o governo federal vai definir e informar à SES quantas doses serão distribu- ídas por município. Neste primeiro momento, os imunizantes serão usados na ca-
DIVULGAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Hospital fluminense e em todos os municípios da Baixada.
Segundo o governador Cláudio Castro, a decretação de epidemia — que já havia si- do feita no município do Rio
— agiliza a compra de insumos e diminui a burocracia:
— A decretação da epidemia é importante para podermos atuar de forma mais precisa e segura com as ações nesse cidade combate à dengue, e que nada falte à população. Em mais de 60 cidade há aumento dos casos da dengue por três semanas consecutivas
|
|